Critérios de Publicação

6 partes : 1 2 3 4 5 6

As linhas gerais

Esta é uma agenda alternativa, política, cobrindo uma ampla variedade de perspectivas. Publicamos quase todos os eventos que nos são propostos, mas não todos.

Se você não tem certeza de que seu evento satisfaz estes critérios, não hesite a nos enviar um e-mail (contatexo@saopaulo.dexemosphere.eu), indicando quais são suas dúvidas.

Para aparecer na agenda, um evento deve:

  1. ter um tema "político", em sentido amplo;
  2. ser aberto a todas as pessoas sem distinções (por exemplo, os valores dos eventos pagos devem ser acessíveis a todxs, a fim de não excluir pessoas);
  3. permitir que cada participante se possa expressar (são assim excluídos, por exemplo, eventos políticos sem abertura para discussão),
  4. transmitir uma mensagem de "mudança social" e não promover nenhuma forma de dominação (econômica, sexista, racista, etc.).
  5. Ocorrer na região da Grande São Paulo. Os eventos fora desta região podem ser publicados caso sejam de âmbito nacional ou internacional.

Todos esses pontos, e alguns outros, são detalhados abaixo.


1 2 3 4 5 6

1. Tema "político"

Esta é uma agenda política.

Exemplos de eventos aceitos:

  • Manifestação contra o aumento da passagem
  • Pizzada vegana para manter espaço autônomo e de luta

Exemplo de evento que talvez seja aceito:

  • Churrascão no Minhocão (se o propósito for chamar atenção para o direito à cidade)
  • Audiência pública para discutir segurança no bairro

Exemplo de eventos não aceitos:

  • Festa de fim de ano dos estudantes da universidade XYZ (se as chamadas não tiverem nenhum conteúdo político)
  • Evento de caráter humanitário sem enfoque político

1 2 3 4 5 6

2. Aberto e acessível a todas as pessoas / preços

Preços: os valores dos eventos pagos devem ser acessíveis, a fim de não excluir pessoas. Esse critério é flexível, e consideramos cada caso, mas priorizamos eventos:

  • gratuitos
  • a preço popular (máx. 20R$)
  • a preço livre (pague quanto quiser/puder)

Reuniões não mistas (ex: somente de mulheres, somente indígenas,...) são consideradas, se o propósito for o fortalecimento de algum grupo considerado "minoria".


1 2 3 4 5 6

3. Participativo

Exemplos de eventos aceitos:

  • Cine-debate
  • Teatro com debate
  • Manifestação
  • Assembleia

Exemplo de evento que talvez seja aceito:

  • Show de arrecadação de fundos, com estandes.
  • Mutirão em horta comunitária

Exemplos de eventos recusados:

  • Evento sem discussão aberta
  • Teatro sem debate ou participação
  • Encontros sem oportunidade de participação

1 2 3 4 5 6

4. Mudança social / orientação política

Esta é uma agenda política, e nós dedicamos tempo para refletir sobre o conteúdo político de cada um dos eventos propostos. Nossos critérios políticos são deliberadamente bem amplos, mas eles existem. Pretendemos resumi-los aqui.

Os encontros publicados nesta agenda trazem visões alternativas, de construção de poder popular e/ou de denúncia de opressões e dos poderes estabelecidos.

Partidos: Eventos organizados exclusivamente por partidos não serão aceitos. Um encontro de que participem membros de partidos pode até ser publicado, desde que eles não ocupem uma posição importante no evento e desde que não tenham como objetivo promover esses partidos ou suas personalidades.

Institucionais: os eventos organizados por instituições (prefeitura, conselhos regionais, etc.) são publicados, desde que tragam explicitamente alternativas de construção de poder popular. Infelizmente, este não costuma ser o caso.

Comerciais: não publicamos eventos em que interesses comerciais tenham uma posição importante.


1 2 3 4 5 6

5. Na região metropolitana de São Paulo

Esta é uma agenda para os habitantes e visitantes da região metropolitana de São Paulo. Caso você queira montar uma agenda para a sua região, não hesite em entrar em contato. Teremos prazer em ajudar.

Os eventos que publicamos acontecem na cidade de São Paulo e nas demais cidades que fazem parte da região: Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Osasco, Barueri, Diadema, Carapicuíba, Taboão da Serra, Embu das Artes, Cotia, Itapevi, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Itapecerica da Serra.

Publicamos também eventos fora da região metropolitana, quando puderem interessar o público desta região. Pode ser o caso de eventos de âmbito nacional ou internacional. Também é o caso de encontros que se estendam por vários dias, prevendo, se possível, hospedagem e transporte.