categoria : Feminismo
Comente (0)EnviariCalCompartilhar

terça-feira, 20 de junho de 2017 - 19h

O papel das mulheres na conjuntura atual com Virgínia Fontes

No próximo dia 20, às 19h, o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro realiza o debate "O papel das mulheres na conjuntura atual" com Virgínia Fontes, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O atual momento é delicado para nós, mulheres trabalhadoras, que para além da violência contra os nossos corpos, enfrentamos a ameça das reformas da Previdência e Trabalhista estabelecidas pelo governo de Michel Temer.

Temer também fortalece o machismo enraizado na nossa sociedade, que serve como mecanismo de opressão e dominação de nossas vidas. No dia 8 de março, ele afirmou que o papel da mulher na sociedade era cuidar da família, manter o bem estar do lar, ser responsável pela criação e desenvolvimento dos filhos.

O papel da mullher "Bela, recatada e do lar" não nos representa, por isso devemos entender nossa participação na atual conjuntura e nos organizar para combater o desmantelamento do governo vigente e alcançar a emancipação das mulheres.

Virginia Fontes é Historiadora, com mestrado na UFF e doutorado em Filosofia - Université de Paris X, Nanterre. Atua na Pós-Graduação em História da UFF, onde integra o NIEP-MARX - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o marxismo, e na Fiocruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-EPSJV, onde também coordenou e participa de curso de Especialização. Em atuação conjunta entre Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP, a EPSJV e o Ministério da Saúde, participa de coordenação coletiva e atua no mestrado profissional "Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais". Principais áreas de atuação: Teoria e Filosofia da História, Epistemologia, História do Brasil República, História Contemporânea. Autora de Reflexões Im-pertinentes (2005), de O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história (2010), e de inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais. Docente da Escola Nacional Florestan Fernandes-MST. Coordenadora do GT História e Marxismo-Anpuh. Integra diversos conselhos editoriais no país e no exterior.

Your Comments

Informações adicionais e comentários adicionados pelos visitantes do site

Your Comments

Seja o primeiro a comentar