Comente (0)Caronas EnviariCalCompartilhar

sábado, 5 de agosto de 2017 - 16h

Curso livre sobre Hannah Arendt no Al Janiah

Hannah Arendt é uma filósofa da reconstrução. Em meio ao caos em que a humanidade estava mergulhada na primeira metade do século XX (duas guerras mundiais, revoluções, genocídios), a filósofa alemã, que vivenciou na carne toda essa desordem, tentava compreender aquilo que desafiava (e desafia) a nossa inteligência: o nascimento do fascismo e do totalitarismo. Com esse desafio, Arendt coloca no centro de seu pensamento a tentativa de reabilitar (reconstruir seria uma boa palavra também) o sentido de certas palavras e, portanto, de certas realidades que haviam se perdido nos escombros do mundo dominado pelo ódio. Palavras como cidade, política, dignidade, cidadania, direitos. O desumano se torna possível quando o mundo dotado de significados vai à ruína. Como reinventar um mundo que supere essa desordem? Essa é a pergunta que perpassa toda a filosofia de Arendt. Em meio ao caos que ainda não foi superado, o mundo contemporâneo deve lidar com essas questões, pois elas continuam dramaticamente nossas. Imigrações, violências, muros, campos, ódio, intolerância, são realidades que permanecem ferindo a humanidade de maneira profunda. A filosofia de Arendt, que sendo mulher, judia, militante em plena Alemanha nazista, lida com essa gama de problemas sofridos na pele, não em um céu imóvel de ideias, mas nos escombros de um cidade perdida, que tenta desesperadamente reabilitar. Imigrante, apátrida, estrangeira. Hannah Arendt foi tudo isso por mais de dez anos. O curso pretende, a partir da filosofia de Arendt, pensar um pouco a realidade contemporânea que insiste em não superar seus dramas vividos desde o século passado. Os conceitos de banalidade do mal, direitos humanos, vida nua, vida política, apátrida, serão obrigatoriamente abordados.

Hannah Arendt nos oferece, corajosamente, ferramentas para pensarmos a tragédia da contemporâneidade à luz de uma razão que pode (e deve) nos emancipar.

Diego Azizi é graduado e mestre em Filosofia pela PUC-SP e especialista em Ciência Política pela FESP-SP. É professor de filosofia e humanidades na Faculdade Mundial - Campos Salles e professor de Filosofia e Sociologia do colégio StarMax.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0411571979996806

O curso é livre e gratuito. Não há necessidade de fazer inscrição.

Your Comments

Informações adicionais e comentários adicionados pelos visitantes do site

Your Comments

Seja o primeiro a comentar