categoria : Indígena
Comente (1)Caronas EnviariCalCompartilhar

sexta-feira, 18 de agosto de 2017 - 18h

Agosto Indígena 2017 - Anticapitalista e Sem Fronteiras

IV Agosto Indígena 2017: "Lutas Indígenas, sem fronteiras e anticapitalistas

Trata-se de Etapa do Agosto Indígena que teve início em 2014. Faz parte integrante de uma série de eventos que irão ocorrer durante o mês de agosto 2017 em vários pontos da cidade de São Paulo, além de outras regiões do Estado de São Paulo. Será uma mesa com quatro lideranças indígenas que irão expor o tema: Agosto Indígena 2017: Lutas Indígenas, sem fronteiras e anticapitalistas.

As mesas de debates são parte de eventos sobre a luta indígena como espaços autônomos dos povos indígenas do Estado de São Paulo.

Em 09 de agosto, é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi criada por decreto da ONU em 09 de agosto de 1995, como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de diversos locais do globo terrestre. Essa atuação visava criar condições para a interrupção dos ataques sofridos pelos povos indígenas em seus territórios que perpassa séculos de genocídio e etnocídio.

Em parceria entre o Núcleo Psicologia e Povos Indígenas do CRP SP, CAPISP (Comissão de Articulação dos povos indígenas de São Paulo) e Tribunal Popular promove uma roda de conversa com lideranças indígenas e militantes da causa indígena para debaterem junto à psicólogas(os) e sociedade civil a luta dos povos indígenas na atualidade, e uma apelo para que essa luta deve ser cada vez mais incorporada as pautas de resistências contra o sistema, que não respeita o modo de vida tradicional dos povos indígenas, promovendo disputas territoriais cada vez mais acirradas.

Programação

18h30 às 19h00 - Credenciamento e Café de Boas-vindas

19h00 às 19h10 - Mesa de Abertura

Mary Ueta - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

19h10 às 20h30 - Roda de conversa com as lideranças indígenas e demais participantes

Casé Angatu - Prof. Dr. Carlos José F. Santos: Indígena e Morador no Território Tupinambá em Olivença (Ilhéus/Bahia); Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Ilhéus/Bahia); Doutor pela FAU/USP; Mestre pela PUC/SP; Graduando em História pela UINESP; Autor dos Livros: "Nem Tudo Era Italiano - São Paulo e Pobreza na Virada do Século XIX-XX". SP: Annablume/Fapesp, 4ª. Edição 2017.

Emerson de Oliveira Souza - Povo Guarani. Bacharel em Ciências Sociais, professor de História e Sociologia da rede estadual de São Paulo e co-autor do Livro "A Criação do Mundo e Ouras Belas Histórias Indígenas!", Formato/Saraiva, 2011.

Danilo Silva Guimarães - Psicólogo. Professor Doutor do Instituto de Psicologia da USP, onde fundou e coordena o serviço Rede de Atenção à Pessoa Indígena. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Givanildo Manoel - Militante de Defesa dos Direitos Humanos e de Movimento Popular, Escritor e Organizador do Livro "Desmilitarização da Polícia e da Política: Uma resposta que virá das ruas".

20h30 às 21h30 - Debate

21h30 às 22h00 - Considerações finais

22h00 - Encerramento

Inscrições: http://crpsp.org.br/indigenas/inscricoes.aspx

Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Endereço: Rua Arruda Alvim, 89, Jardim América, São Paulo, SP.

Informações:
Departamento de Eventos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Tel.: 3061.9494, ramais 334, 336, 337, 355, 356 e 357
E-mail: eventoexs02@crpsp.orexg.br

Estacionamento: Ellus Park
Rua Cardeal Arcoverde, 201, Jardim América, São Paulo, SP
Para obter o desconto, retire o selo na recepção do CRP SP.

Entrada gratuita.

Your Comments

Informações adicionais e comentários adicionados pelos visitantes do site

Your Comments

Seja o primeiro a comentar

Não encontrei endereço. ..

Por !usuário, no @dia e @hora

Não encontrei endereço, isto é, endereço mais acessível / visível facilita a vida das pessoas. ..fica a dica. ..