categoria : Afro
Comente (0)Caronas EnviariCalCompartilhar

quarta-feira, 22 de novembro de 2017 - 19h

☥ II Semana PRETA Do Quilombo Cabeça de Nego ☥

☥ Ancestralidade☥
- Um Evento Pré Semana Preta -

Salve todos!

Não é de hoje que o QUILOMBO Cabeça de Nego - organização preta autonoma - realiza programações no Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia campus São Paulo (IFSP). Ano passado apresentamos a Semana Preta, primeiro evento academico realizado pela COMUNIDADE NEGRA dentro do Instituto, que visa dar espaço aos nossos para realizações de trabalhos. Configuração que NUNCA aconteceu antes da história desta Instituição.

Fortalecer nossos irmãos e irmãs dentro da academia se trata de dar espaço à cultura africana, enfraquecer o sistema embranquecedor elitista eurocentrico dentro das grandes instituições. A Cultura NEGRA é sabotada, elitizada e embranquecida diariamente.

Vamos dar voz a quem tem muito o que falar.

Desta forma, neste mês da Consciencia Negra, efetuaremos novamente a Semana Preta, realizando primeiramente esta Mesa Redonda a qual apresenta nossa tematica deste ano: ANCESTRALIDADE.

Nossos convidados de honra são nossa irmã Mahu, membra do Coletivo Anarcopunk Aurora Negra, gestora do C.C.S da Favela VIla Dalva e menbra também da C. AfroIndigena e Anarcafeminista Marãna. E nosso irmão Marcelo Tomé - Mestrando em Administração pela FEI/SP, Especialista em História da África e do Negro no Brasil pela Universidade Candido Mendes, UCAM/RJ, Bacharel em Administração pela Universidade Nove de Julho UNINOVE/SP. Professor de Relações Étnico-raciais em cursos de Pós-graduação, Diretor do Teatro Popular Solano Trindade; Sócio/idealizador da produtora de eventos culturais Do Mundo Produções e Membro do Conselho Municipal de Educação de Embu das Artes.

Palmas desde já para o fortalecimento e espaço que ambos irão tomar neste evento.

A Ancestralidade é um dos pilares da Consciencia Negra no mundo, e o Brasil em muito tenta esconder. Em Novembro, vamos de diversas formas denunciar, expor e dialogar sobre essa tematica.

ENFIM, COLOQUEM NA AGENDA

☥ Dia 16/11 (quinta feira)
☥ Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia campus São Paulo (IFSP)
☥ Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo/SP

** UPDATE**

O QUILOMBO Cabeça de Nego tem o orgulho de apresentar o Line Up completo de seu segundo evento destinado ao Mês da Consciência Negra. Assinamos nossa programação com grandes nomes de pretas e pretos que com excelencia se preocupam em sempre fortalecer para com sua comunidade, e de diversas formas exaltam essa paixão por meio da lembrança à Ancestralidade. O orgulho, a referência e o refletir sobre o que veio antes de nós, é de toda a forma legitimar essa CONSCIENCIA PRETA. O mês de Novembro serve exatamente para isso.

Dia 17/11 - "Cosmovisão na diáspora brasileira: Elementos epistêmicos afroperspectivista sobre sofrimento do homem negro" com Marcos da Silva e Silva
- Doutor em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduação em Ensino de Filosofia (UNESP). Licenciatura em Filosofia, Pedagogia, História, Sociologia e Psicologia pelo Centro Universitário Assunção. Professor de Filosofia/Epistemologia e Lógica na Escola Superior de Propaganda e Marketing - (ESPM). Professor de Filosofia e Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - (IFSP). Professor efetivo de Filosofia, Sociologia e História no Ensino Médio e Fundamental da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Diretor de Relações Pedagógicas da Associação do Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil (APROFFIB), Coordenador Regional da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo (APROFFESP)

Dia 21/11 - "Mulheres e Ancestralidade" com "Yalorixá" (Luciana)

Dia 22/11 - "Epistemicídio" com profissionais e estudantes de diversas áreas do IFSP;

Dia 23/11 - "Estética Preta e Ancestralidade" com Paola Ferreira, Wendell Leal e Dyewa Rosa;
- Paola - empresaria no ramo de Estética Preta pela empresa PAOLA AFRO HAIR;
- Wendell Leal Mendes - estudante do IFSP também atuante na área de Estética;
- Dyewa Rosa que por mais de 30 anos trabalhou como coordenadora de produção de cinema atuando em publicidade, documentários, curtas e longas mensagens. Fez cursos com Ismael Ivo, Kiusam Oliveira, Ismael Guizer, participou do Grupo de Danças Folclóricas de Raquel Trindade, dá aula de dança dos orixás. É yalorixá, esotérica, reikyana e cromoterapeuta. Auto ditada em moda, foi figurinista do Ilu Oba De Min por 10 anos. Irá falar sobre as energias das cores dos orixás e sobre sua experiência no Ilu Oba De Min;

Dia 24/11 - "Baile Nostalgia" com Paulo Silvério
- DJ desde 1971 iniciando sua carreira na Zona Leste sendo mestre em bailes como o de Corintinha pela Equipe Marte da Ponte Rosa. Atuando também na Equipelar Jardim São Carlos e Alvinegro, ambas no Tatuapé. Recente coordenador da área de audiovisual do IFSP com uma carreira de 15 anos de atuação.

Venham celebrar nossa ancestralidade, e com os olhos no passado caminhemos para o futuro.

HOTEP (htp) - "Fique em Paz"

☥ QUILOMBO Cabeça de Nego

Your Comments

Informações adicionais e comentários adicionados pelos visitantes do site

Your Comments

Seja o primeiro a comentar