categoria : Cidade
Comente (0)EnviariCalCompartilhar

domingo, 26 de novembro de 2017 - 15h

Aliança Cosmopolítica

No domingo 26 de novembro, uma Aliança Cosmopolítica será evocada no centro de São Paulo como forma de pensarmos e estarmos juntos em um mundo onde caibam muitos mundos. Essa evocação é também o desejo em ativar novas sensibilidades e multiplicidades para que façam frente ao atual projeto dominante da razão neoliberal colonizada e ao aumento do seu impacto no território de São Paulo, nos nossos corpos e nas nossas formas de vidas.

Em tempos de tensões e polarizações, o elogio à vida se mantém como um elo comum prioritário a todos e a tudo, precisando ser constantemente reafirmado. E hoje, sentimos a intensificação do ataque do estado e do mercado aos territórios cosmopolíticos urbanos e ao bem comum natural da cidade: territórios indígenas e terreiros cosmológicos ameaçados, parques e praças e sendo concedidos às empresas, rios canalizados pulsando e transbordando, florestas e árvores em disputa com torres vazias, patrimônios históricos sendo destruídos por conselhos, teatros sagrados (e os profanos) em crescente coerção!!

Somos todos parte de territórios existenciais e afetivos dentro de uma mesma ameaça em crescente ataque em São Paulo. Um projeto de cidade que não prioriza uma vida feliz nem comum, compartilhada, e que despreza as nossas vozes e os nossos sonhos. No sentido oposto à esse projeto de cidade cada vez mais dominante, os nossos desejos e as nossas lutas caminham para a celebração da vida na sua totalidade, tanto as vidas humanas quanto as não humanas.

Esse é um convite para os coletivos, movimentos, organismos, aldeias, tribos e pessoas que hoje atuam na resistência cosmopolítica da cidade e na construção coletiva e direta de São Paulo. Um momento para compartilharmos nossas ferramentas e instrumentos, nossas potências e nossas carências, a vocação dos nossos territórios existenciais locais em um primeiro gesto simbólico de uma nova aliança de solidariedade e apoio mútuo por vir.

Um domingo entre rios e parques Augusta-Bixiga-Anhangabaú, passando pela praça rosa sitiada, por terreiros, teatros e templos de uma São Paulo que foi acinzentada e escravizada. Iremos nos acolher e nos concentrar no sempre pulsante Teatro Oficina para a evocação da Aliança Cosmopolítica seguida de uma conversa aberta, finalizando e celebrando o encontro no Viaduto Libertas.

<ROTEIRO COMPLETO AQUI NOS PRÓXIMOS DIAS>
acompanhe!
<banho de rio, plantios, magias, cortejos, manifestos, conversas e cosmologias>
<entre em contato se quiser intervir e somar junto>

evento autônomo e gratuito
dentro da programação da 11° Bienal de Arquitetura de São Paulo

Organizado por Rede Novos Parques, Parque Augusta, Território Cosmopolítico, Terreyro Coreográfico e Teatro Oficina Uzyna Ozona