categoria : Resistência
Comente (0)EnviariCalCompartilhar

quinta-feira, 15 de março de 2018 - 16h

Pensamento Social Brasileiro em questão: crítica e pesquisa

Apresentação do livro "A elite do atraso: da escravidão à Lava-Jato" de Jessé Souza (Universidade Federal do ABC).
Debatedora: Cibele Rizek (IAUSC USP/Cenedic)

Jessé Souza em seu livro "A Elite do Atraso, da Escravidão à Lava Jato" busca refletir como o pensamento social brasileiro, e seus conceitos como "patrimonialismo" e "populismo" são projetados pela mídia e pelo senso comum, que demonizam o Estado apontando-o como vício, e elegem o mercado como a virtude para superação de nossas mazelas. Para o autor essa explicação esconde o real problema brasileiro, a perpetuação de uma estrutura mental escravocrata, que se realiza atualmente na servidão da chamada "ralé". A consumação de golpes políticos consecutivos seria assim o meio das elites recolocarem as clivagens e a estratificação social.
A presença de Jessé Souza na FAU traz para USP a crítica à produção intelectual, que em grande medida foi realizada no interior dessa Universidade. A Professora Cibele Rizek (Cenedic USP) abrirá o debate.
O objetivo é realizar uma atividade ampla que relacione ensino, pesquisa e extensão e que, a partir do conflito social contemporâneo no Brasil, ajude a refletir sobre o papel da Universidade como agente específico, produtor e reprodutor de cultura política.
A realização é do Grupo de Pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina e dos professores da Área de Habitat da Pós-Graduação da FAU.

https://www.facebook.com/events/2704089968269…

Your Comments

Para mais informações sobre o evento, por favor entre em contato com o/as organizadora/es. Informações e comentários adicionados:

Your Comments

Seja o primeiro a comentar