Comente (0)EnviariCalCompartilhar

quarta-feira, 21 de março de 2018 - 19h30

Debate: Remoções ilegais e o caso da Ocupação dos Queixadas

EXATAMENTE 1 MÊS APÓS SEREM DESPEJADOS, QUEIXADAS ORGANIZAM DEBATE SOBRE REMOÇÕES ILEGAIS NA FACULDADE DE DIREITO DA USP!

No dia 21/03, às 19:30, ocorrerá um debate no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP - Largo São Francisco com o tema "Remoções ilegais e o problema social da moradia: o caso da Ocupação dos Queixadas".

Sabemos que as remoções forçadas muitas vezes violam o direito à moradia e que muitas vezes o Poder Público, juntamente com a polícia utiliza-se de expedientes arbitrários e deixam de respeitar as previsões legais para esse tipo de operação, inclusive o atendimento ao quanto previsto em Tratados Internacionais dos quais o Brasil é signatário.

No dia 21/02/2018, mais uma desses despejos ilegais aconteceu com a Ocupação dos Queixadas na região do Perus - SP, onde 400 famílias ocupavam terreno ocioso, sem cumprir função social há mais de 40 anos, lutando por uma moradia digna. Com a alegação de realizar uma ação de desfazimento, a Subprefeitura usou o "poder de polícia", com mais de 60 viaturas, para retirar à força os ocupantes, sem processo judicial, sem terem sido notificados, e sem terem tido a oportunidade de se defender ou negociar uma saída pacífica. Sabemos que casos como esses se repetem cotidianamente nas grandes cidades, e é preciso discutir suas implicações para o agravamento dos conflitos urbanos e para a não resolução do problema social da moradia, tão grave em nosso país.

Para o debate já estão confirmados:
Prof. Marcus Orione (Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP);
Vanessa França (colaboradora do Núcleo de Habitação da Defensoria Pública de São Paulo);
Talita Gonsales (observatório das Remoções/LabJUTA)
Helena Silvestre (Luta Popular)

Confirme presença no evento (https://web.facebook.com/events/1784867662092…), e venha participar desse debate, que contará com a participação das famílias removidas da Ocupação dos Queixadas!

LUTA POPULAR

Organizado por Luta LutaPopular

Your Comments

Para mais informações sobre o evento, por favor entre em contato com o/as organizadora/es. Informações e comentários adicionados:

Your Comments

Seja o primeiro a comentar