categoria : Outros
Comente (0)EnviariCalCompartilhar

sábado, 17 de março de 2018 - 17h

Conversa: 50 Anos Maio 68: a Beleza Está Nas Ruas!

''O ano que abalou o mundo inteiro: 1968.

França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Checoslováquia, Japão, EUA, México e Brasil são alguns dos países que se tornaram palco de importantes eventos da luta de classes. No Brasil greves e manifestações estudantis estouraram no combate à Ditadura Militar iniciada em 1964. Nos EUA, o sentimento contrário à Guerra do Vietnã e a luta pelos direitos civis levaram milhares de jovens e trabalhadores às ruas. Na França, o regime governado por Charles De Gaulle quase ruiu após enfrentar a fúria de estudantes e dos operários que ocuparam universidades, fábricas e formaram barricadas nas ruas para combater a repressão. A Revolução Francesa de 68 só não foi vitoriosa por causa da traição das direções sindicais e burocratas stalinistas que temiam uma revolução genuína capaz de se transformar num ponto de apoio aos trabalhadores de Praga, na Checoslováquia, e de sua primavera que ameaçava o regime burocratizado do país.

Dentre as semelhanças entre todos esses movimentos de 68, podemos destacar umas das mais importantes e que mais aterrorizou a burguesia do mundo inteiro: estudantes e
trabalhadores forjaram uma aliança para lutar por suas reivindicações e tentar mudar mundo. Passados 50 após esses extraordinários eventos, é preciso aprender com os erros e acertos desses estudantes e trabalhadores e tirar as lições necessárias para lutar hoje por uma sociedade socialista.'' - Caderno de Textos Acampamento Revolucionário da Liberdade e Luta 2018

Uma tarde para aprender com as lições desse importante evento da luta de classes para a situação e as lutas atuais, reforçando-as com a aliança operário-estudantil, uma política revolucionária para CAs, DAs, DCEs, grêmios: Construir os Sindicatos de Estudantes!
E como organizar os enfrentamentos na Câmara de vereadores de SP contra a Lei da Mordaça e contra a Reforma do Ensino Médio, além de discutir ataques reacionários do capitalismo mundial contra a juventude e trabalhadores com as reformas trabalhistas e da previdência.

Organizado por Liberdade e Luta - PUC SP

Your Comments

Informações adicionais e comentários adicionados pelos visitantes do site

Your Comments

Seja o primeiro a comentar