categoria : Cidade
Comente (0)EnviariCalCompartilhar

quinta-feira, 14 de junho de 2018 - 14h30

Apresentação BrCidades e debate de conjuntura - Fauusp

APRESENTAÇÃO DO BRCIDADES E DEBATE DE CONJUNTURA - FAUUSP

Estamos vivendo o fim de um curto período de democracia no Brasil. Nem os melhores analistas conseguem definir para onde nos levará essa transição no curto prazo. É fundamental que nos empenhemos para influir no processo buscando resistir à perda de direitos sociais e aos ataques políticos à democracia, à república e à soberania nacional.

Nas cidades brasileiras, que passaram por mudanças predatórias com o boom imobiliário de 2009 a 2015, apesar dos grandes investimentos com subsídios, vemos uma piora nas condições de vida com o retorno da pobreza, da fome, da informalidade. As privatizações voltam a se apresentar como solução para a falta de recursos drenando as riquezas naturais ou produzidas pela sociedade e explorando radicalmente a força de trabalho.

É hora de reagir mostrando que arquitetos(as) e urbanistas, ombreados(as) com trabalhadores e outros(as) profissionais já participaram da definição e implementação de propostas bem sucedidas na área de urbanização, habitação, mobilidade, paisagismo, saúde, educação, entre outras. A conquista da Constituição federal de 1988, o Estatuto da Cidade e demais leis que compõem um arcabouço avançado se deu com muita luta que teve forte protagonismo das Arquitetas e Arquitetos. A Lei Federal de Assistência Técnica é fruto dessas lutas. Todo esse esforço não completou seu ciclo e está exigindo uma reflexão crítica para sua retomada.

Por isso, convidamos a todxs para participarem da Apresentação do Projeto Brasil Cidades, hoje nomeado de BrCidades, GT coordenado pela Prof.ª Erminía Maricato, estruturado por frente de esquerda que contém coletivos e movimentos populares, juventude, associação de moradores, muitos professores universitários, ONGs, e que tem buscado construir pautas coletivas e pactuadas em torno das cidades Brasileiras. No Site www.brcidades.org é possível encontrar mais informações. O GT, que se subdivide em diversas cidades e estados brasileiros, não está concentrado apenas nas metrópoles. O Fórum Nacional do BrCidades ocorreu no final de maio, e é possível encontrar os vídeos do evento em www.brcidades.org/forum-nacional. Neste evento, vamos também debater a conjuntura nacional, e qual deve ser nosso papel como Arquitetos e Arquitetas Urbanistas.

É necessário nesse momento construir com alunos(as) e professores da FAUUSP uma mensagem de esperança e de mobilização ativa retomada na busca de cidades socialmente justas e ambientalmente sustentáveis. Constituímos um patrimônio e mentes preparadas e criativas e corações solidários. Os professores da FAUUSP que compõe o BrCidades, ao lado do DCE Livre da USP, do Levante Popular da Juventude, do Balaio-NEP/USP e da Frente Brasil Popular os convidam para este evento de resistência, no dia 14 de Junho de 2018, pontualmente às 14h30, no Salão Caramelo da FAU, para refletirmos sobre os próximos passos da luta.

COMPOSIÇÃO:
ERMINIA MARICATO (PROFª TITULAR DA FAUUSP)
KARINA LEITÃO (USP)
CLÁUDIA ADÃO (USP)
LUCIANA ROYER (USP)
CAIO SANTO AMORE (USP)
JOÃO SETTE WHITAKER (USP)
MARIA LUCIA REFINETTI (USP)
LUCAS PETROCINO (BALAIO)
CARINA SERRA (LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE)
MEDIAÇÃO: LARISSA HIRATSUKA (DCE LIVRE DA USP)

Vamos juntxs!

Your Comments

Para mais informações sobre o evento, por favor entre em contato com o/as organizadora/es. Informações e comentários adicionados:

Your Comments

Seja o primeiro a comentar